:: Conferência

 

A Conferência de Educação da cidade de São Paulo aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho de 2010. O encontro teve como referência para a discussão o documento de sistematização (leia aqui), produto de todas as etapas anteriores de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo.

 

Esse documento foi discutido, aprimorado, votado e definido pela plenária. Além do Plano de Educação da Cidade de São Paulo, a ser encaminhado à Câmara Municipal e à Assembléia Legislativa do Estado, será gerado um documento com toda a memória do processo.

 

Leia abaixo tudo o que o De Olho no Plano publicou sobre o processo da Conferência:

 

Fim do conveniamento de creches em São Paulo é aprovado em votação tumultuada
29 de junho de 2010 - Propostas que determinavam o congelamento ou fim do modelo de conveniamento de creches foram os grandes pontos polêmicos da Conferência.

 

Entrevista: A maior contribuição da Conferência foi o processo de participação, não o documento em si, diz pesquisador
29 de junho de 2010 - Elie Ganem, professor da Faculdade de Educação da USP, esteve nas plenárias da Conferência de Educação de São Paulo e acompanhou o processo de plenárias regionais. Em entrevista para o Observatório da Educação, o pesquisador avalia que o mais importante resultado da Conferência não foi o documento em si, que servirá de base para o Plano de Educação da cidade, a ser encaminhado à Câmara Municipal.

 

Conferência aprova censo de EJA até 2012 e reforça direito à educação nas prisões
29 de junho de 2010 - Várias propostas aprovadas na Conferência Municipal de Educação são reivindicações antigas de movimentos sociais da capital. Confira algumas delas. No eixo de educação nas prisões, todas as propostas feitas foram aprovadas, exceto uma que estabelecia a garantia de creches e pré-escolas para crianças filhas de pessoas privadas de liberdade.

 

Plano de educação de São Paulo vai prever escolas bilíngues para surdos
29 de junho de 2010 - A previsão de escolas que tenham a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a língua portuguesa como segunda foi uma das principais propostas aprovadas pela Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, realizada de 18 a 20 de junho. O eixo de educação inclusiva foi um dos que mais receberam sugestões das etapas anteriores de construção do plano: foram 799 propostas de toda a cidade.
Leia mais

 

Construção participativa do plano envolveu 21 mil pessoas
29 de junho de 2010 - O Plano Nacional de Educação aprovado em 2001 já estabelecia que todos os municípios e estados devem elaborar seus planos de metas decenais de educação. Quase 10 anos se passaram e o município de São Paulo – assim como 44% dos municípios brasileiros, de acordo com dados do IBGE – ainda não possui um. Leia série de reportagens do Observatório da Educação sobre o tema.

 

Após Conferência, plano de educação segue para a Câmara dos Vereadores
A tarefa não era simples: durante a Conferência de Educação da cidade de São Paulo, entre 18 e 20 de junho, cerca de 1.500 pessoas, eleitas delegadas em etapas anteriores, tinham como meta discutir e votar 866 propostas – resultado da sistematização de 6 mil propostas recebidas – para o plano de educação da capital paulista. Veja o balanço da Conferência.

 

Veja depoimentos de delegados durante a Conferência
Durante a Conferência de Educação da cidade de São Paulo, realizada entre 18 e 20 de junho no Anhembi, o De Olho no Plano entrevistou delegados de todos os segmentos sobre o processo de construção participativa do plano e suas impressões. Além de depoimentos em texto, também é possível assistir à fala de alguns delegados em vídeo.

 

Conferência Municipal de Educação vai definir propostas para melhorar o ensino em São Paulo
15 de junho de 2010 - A cidade de São Paulo está prestes a ter, pela primeira vez, um plano de educação – que vai definir, com força de lei, as prioridades do setor para os próximos dez anos. De 18 a 20 de junho, 1.900 pessoas são esperadas para aprovar um documento que sintetize as 6 mil propostas apresentadas no processo participativo de elaboração do plano.

 

O Plano Municipal de Educação - Editorial de O Estado de S. Paulo
14 de junho de 2010 - Com o objetivo de discutir mais de 3 mil propostas para a formulação de um Plano Municipal de Educação, a Prefeitura de São Paulo realizará uma conferência no Palácio de Convenções do Anhembi, entre os dias 18 e 20 de junho. Embora a elaboração do Plano seja uma exigência legal que existe desde 2001, os prefeitos que dirigiram a cidade nos últimos nove anos

 

Plenárias por segmento vão preencher vagas restantes de delegados para a Conferência
31 de maio de 2010 - Até o dia 8 de junho, será possível participar de plenárias para eleição de delegados para a Conferência Municipal de Educação, que acontece de 18 a 20 de junho. A decisão de realizar novos encontros foi da Comissão Executiva do plano, já que não foram preenchidas todas as vagas disponíveis – são esperados 2.500 delegados.