:: Depoimento

 

Enviado por Maria Adalgiza Pinto, pedagoga e uma das participantes da Plataforma dos Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef)

 

6 de maio de 2010

 

"O Grupo Articulador Jardim Aracati/Cidade Ipava se reúne desde Fevereiro de 2009 e faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa da Unicef.

 

O GA realizou escuta com a população local e um fórum em setembro de 2009 e entre os seis temas debatidos o Aprender foi um deles. A maioria dos participantes consideraram que a qualidade da educação e da infra-estrutura das escolas era o principal problema da região.

 

Elaboramos um Plano de Ação para cada um dos seis temas com foco no problema apresentado.
Realizar encontros com pais e alunos oferecendo informação e debates foi a forma de trabalhar o tema Aprender. Decidimos, ao longo do processo, participar do Plano de Educação.

 

Realizamos cinco encontros com jovens, moradores do Jardim Aracati e Chácara Bandeirante, frequentadores do CJ - Centro da Juventude da Arco Associação Beneficente. Destes encontros dois foram Plenárias Livres.

 

Outros cinco encontros foram realizados com pais e alunos dos bairros Cidade Ipava e Vila Gilda, um deles foi Plenária Livre, e enviamos todos os resultados para a Secretaria Municipal de Educação.

 

Assim chegamos à decisão de realizar também o Encontro Temático: Qualidade da Educação, envolvendo um número maior de participantes [veja a agenda do encontro aqui].

 

Teremos outras ações com este tema aproveitando que já existia uma mobilização dos pais, nesta região, em luta pelos seus direitos. Encontramos um terreno fértil, um momento propício para ajudar a formar e fortalecer um grupo consciente e disseminador na luta por uma educação de qualidade e acessível a todos"

 

 

Leia outros depoimentos

 

 

Envie também seu depoimento para deolhonoplano@acaoeducativa.org