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Ação Educativa lança banco de pesquisas sobre processos participativos e infância

 


Estudos apresentam experiências de promoção da participação de crianças e adolescentes em processos de incidência em políticas públicas

 

11 de março de 2011


Para subsidiar o processo de construção do plano de educação da cidade de São Paulo, a ONG Ação Educativa publicou, no site De Olho no Plano, uma base de dados bibliográfica com mais de 50 pesquisas nas áreas de participação, infância e planos municipais. O projeto tem apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad).


O levantamento pode ser consultado em três eixos: 1) processos participativos em educação; 2) planos municipais de educação e 3) infância, adolescência e participação. A maioria dos artigos e estudos está disponível para download em formato PDF.


Na área de infância, adolescência e participação, foram reunidos estudos recentes do campo da Pedagogia, que se diferenciam por conceber a criança como sujeito social. “Na perspectiva da maior parte dos textos desse eixo, as crianças e adolescentes não são meros receptores da cultura estabelecida, mas sim atores transformadores da realidade social”, avalia Uvanderson Silva, pesquisador que realizou o levantamento.


No eixo relacionado aos processos participativos em educação, destacam-se experiências no âmbito escolar e o tema do controle social das políticas públicas de educação. “Identificamos nesse conjunto de textos desafios como o fortalecimento dos espaços deliberativos e a modernização dos instrumentos de gestão e articulação para favorecer o engajamento de diversos setores da sociedade”, explica Silva.

 
As pesquisas que investigam a questão dos planos municipais, estaduais e nacional de educação são recentes, e foram publicadas sobretudo a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2001. Nessa base de dados, a elaboração dos planos aparece como um esforço necessário para o enfrentamento da descontinuidade das políticas educacionais, fortalecimento de políticas de Estado planejadas e construção de uma educação pública mais democrática e de qualidade.


Acesse o banco bibliográfico aqui. 

 

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