:: Notícias

 

 

Sociedade civil lança Fórum Estadual de Educação de São Paulo

 

14 de abril de 2011


Lançado em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 30 de março, o Fórum Estadual de Educação (FEE) terá como principal atribuição “acompanhar e contribuir para a formulação do Plano Estadual de Educação”.

 

No dia 30 de março último, instituições e entidades ligadas à área de educação realizaram, na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma audiência pública para debater a importância da participação da sociedade na elaboração do Plano Estadual de Educação. Durante a audiência foi lançado, então, o Fórum Estadual de Educação de São Paulo.

 

A proposta dos grupos presentes na audiência é que o Fórum, a exemplo do Fórum Nacional de Educação (FNE), seja institucionalizado como “órgão consultivo” e que seja reconhecimento como um espaço de elaboração e gestão de políticas educacionais, com a participação de governo e sociedade civil.


Uma das principais reivindicações colocadas durante os debates foi a necessidade de se valorizar o trabalho dos profissionais de educação do Estado de São Paulo. Além disso, a falta de continuidade da política setorial – ocasionada pelas mudanças das gestões – foi apontada como um problema a ser superado com a elaboração de um Plano Estadual que possa orientar a política de Educação por um período mais longo.


Compõem o FEE entidades que participaram da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae). Estavam presentes 16 delas na atividade de lançamento, dentre fóruns de educação, entidades sindicais e estudantis.


A atividade de lançamento do FEE terminou com a leitura do manifesto “A sociedade civil organizada escreve o Plano Estadual de Educação”, que defende a educação como “direito de todos e dever do Estado, fundada na solidariedade, no diálogo, na honestidade, no respeito às diferenças humanas e culturais, na inclusão e na justiça social, enfim, nos valores humanistas e na ética política”.


Clique aqui para ler o manifesto.

 

 

<<< Voltar