:: Notícias

 

Próximas (mais recentes) >>

 

O Plano Municipal de Educação - Editorial de O Estado de S. Paulo
14 de junho de 2010 - Com o objetivo de discutir mais de 3 mil propostas para a formulação de um Plano Municipal de Educação, a Prefeitura de São Paulo realizará uma conferência no Palácio de Convenções do Anhembi, entre os dias 18 e 20 de junho. Embora a elaboração do Plano seja uma exigência legal que existe desde 2001, os prefeitos que dirigiram a cidade nos últimos nove anos descumpriram essa determinação.

 

Com 10 anos de atraso, São Paulo prepara plano municipal de educação
4 de junho de 2010 - Nos últimos meses, milhares de professores, técnicos do setor, movimentos organizados e estudantes e pais participaram de mais de 2 mil encontros para discutir os rumos da educação na capital. O resultado foi a apresentação de mais de 3 mil propostas - muitas delas sobrepostas - que serão aprovadas por uma conferência marcada para os dias 18, 19 e 20 deste mês. A notícia é do jornal Valor Econômico.

 

Plenárias por segmento vão preencher vagas restantes de delegados para a Conferência
31 de maio de 2010 - Até o dia 8 de junho, será possível participar de plenárias para eleição de delegados para a Conferência Municipal de Educação, que acontece de 18 a 20 de junho. A decisão de realizar novos encontros foi da Comissão Executiva do plano, já que não foram preenchidas todas as vagas disponíveis – são esperados 2.500 delegados.

 

O Ensino Médio no Plano Municipal de Educação de São Paulo
31 de maio de 2010 - Estudantes e ex-estudantes, professores, educadores e coordenadores de projetos educativos e sociais reuniram-se na última sexta, dia 21 de maio, na Ação Educativa, para elaborar propostas para a garantia de acesso e permanência no Ensino Médio e qualidade da educação.

 

Crônica: A educação que todos e cada um querem
28 de maio de 2010 - A reunião na Mooca era uma das 31 plenárias que aconteceram em todas as subprefeituras durante o mês de maio para construir um plano de educação para a cidade de São Paulo. O processo, inédito, reuniu mais de 5.500 pessoas nessa etapa. Antes disso, as atividades já haviam se multiplicado por mais de 2 mil escolas municipais. Do blog do Milton Jung, da Rádio CBN.

 

Propostas para o plano já podem ser consultadas pela internet
27 de maio de 2010 - No site da Secretaria Municipal de Educação, já estão cadastradas quase três mil propostas recebidas durante a primeira etapa da elaboração do plano de educação da cidade de São Paulo. Educação infantil, por enquanto, é o eixo que mais recebeu propostas – já são 993, seguido pelo eixo do Ensino Fundamental, com 452, e Valorização dos profissionais da educação, 290.

 

Última semana para participar do processo de construção do plano
18 de maio de 2010 - Até 22 de maio, qualquer grupo de pelo menos dez pessoas pode realizar uma plenária livre; nessa data também se encerram os encontros temáticos e as plenárias nas subprefeituras.

 

Vereadores paulistanos comentam construção do plano
10 de maio de 2010 - Alguns parlamentares que atuam com temas de educação já estão envolvidos no processo por meio de seus mandatos. Cláudio Fonseca (PPS) e Eliseu Gabriel (PSB) são dois deles e avaliam o desenrolar desse processo ao De Olho no Plano.

 

"A construção do Plano é o mais democrático possível, nada mais representativo", diz presidente da Comissão de Educação da Câmara
O vereador Claudinho de Souza (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, concedeu entrevista ao De Olho no Plano por e-mail.

 

Educação de Jovens e Adultos é tema de encontro temático no dia 8 de maio
O encontro “Educação de Jovens e Adultos no Plano de Educação de São Paulo” acontece no dia 8 de maio, das 8h ao meio-dia, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

Crece é a principal proposta dos conselhos escolares
No dia 17 de abril, foi realizado na Câmara Municipal um encontro de Conselhos Escolares para discutir o processo de construção participativa do Plano de Educação da Cidade de São Paulo.

 

Imigrantes discutem propostas para plano de educação de São Paulo

A população imigrante da cidade de São Paulo realizou no dia 18 de abril o segundo encontro para discutir propostas para a construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo.

 

Prazo para etapa em escolas e comunidades é prorrogado para 19/4
A primeira etapa de construção do plano de educação da cidade de São Paulo, em que acontecem as atividades em escolas e comunidades, termina dia 19 de abril, segunda-feira. A realização dessa fase estava prevista inicialmente para 29 de março, mas foi prorrogada.

 

Começa participação da comunidade na formulação do plano de educação

Começou neste mês nas escolas da capital paulista (6.635 no total) o processo de mobilização para a construção coletiva do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. O plano será uma lei que definirá as políticas de educação da cidade para os próximos dez anos.

 

Processo de construção coletiva do Plano de Educação de São Paulo é inédito no país

Cerca de um milhão de pessoas devem participar da construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, nos próximos meses. Para debater os desafios de se construir coletivamente um processo dessa dimensão, a Ação Educativa e o Movimento Nossa São Paulo realizaram, no dia 17 de outubro, o seminário “A sociedade civil e o plano de educação da cidade: o que São Paulo ganha com isso?”.

 

Artigo: Alguns elementos de crítica a serem considerados na elaboração de um Plano Municipal de Educação que leve em conta as reais necessidades da rede municipal de educação de São Paulo
Por João Kléber Santana*, diretor de escola da rede municipal de educação de São Paulo

 

Artigo: Um plano de educação para a cidade de SP
Por Maria Alice Setubal