Um bom diagnóstico educativo é fundamental para “localizar” as causas e os sintomas e quais são os tratamentos mais adequados para a resolução de problemas. Na educação, esse diagnóstico pode abarcar uma série de aspectos, sejam eles voltados ao aluno, ao processo de ensino-aprendizagem, ao ambiente escolar e extraescolar etc.

Para trazer à luz dados e estatísticas sobre alguns aspectos educacionais de São Paulo, bem como para subsidiar as discussões sobre o Plano em sua comunidade, reunimos abaixo publicações e/ou portais onde é possível encontrar informações sobre o cenário educacional do município. Confira:

Educação e Desigualdades na Cidade de São Paulo
Neste espaço você tem acesso à publicação e a um ambiente virtual do livro Educação e Desigualdades na cidade de São Paulo, lançada pela Ação Educativa. Além de baixar o PDF, você pode também visualizar, a partir de um mapa interativa, indicadores e estatísticas sobre o cenário da educação municipal, inclusive para baixar e imprimir. Acesse!

Indicadores / Rede Nossa São Paulo
O Observatório Cidadão, do movimento Rede Nossa São Paulo, apresenta todos os indicadores selecionados para avaliar a qualidade de vida em São Paulo, e em cada uma das suas subprefeituras e seus distritos. Sobre educação, é possível conhecer dados do ensino infantil, fundamental e médio. Também é possível acessar a análise comparativa desses indicadores, em que se observam as desigualdades da cidade, e fazer o download de uma tabela com seus dados completos.

Dados da Secretaria Municipal da Educação
Na seção Educação em Números, do portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, você encontra o perfil da rede, com o número de escolas, servidores e educadores, além de dados por Diretoria Regional de Ensino (DRE) e orçamento.