:: Banco Bibliográfico  
                  
                  
                  
                > Processos participativos em educação  
                  
                O  conjunto de textos relacionados trata, basicamente, de experiências  participativas em dois âmbitos distintos de intervenção: o ambiente escolar e  controle social das políticas públicas de educação. Na maioria das referências,  a participação é entendida como um processo continuado de democratização da  gestão da educação.  
                  
                Dentre os desafios identificados nas diversas experiências  estudadas destacam-se o fortalecimento dos espaços deliberativos e a  modernização dos instrumentos de gestão e articulação de modo a favorecer o  engajamento de diversos setores da sociedade.  
                  
                Confira abaixo o levantamento elaborado pelo De Olho no Plano ou clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF, na íntegra.  
                  
                  
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                SANTOS, Maria  Lucia S. Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação  escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. Tese de doutorado em Educação: currículo.  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010. 
                  
                 
                      Resumo: A pesquisa teve por foco compreender as  características de participação das famílias na escola, a partir das reformas  que tiveram por pressupostos a autonomia e a descentralização, ideário presente  nas reformas dos anos 1990, no contexto neoliberal e identificar alguns  aspectos curriculares envolvidos na relação da família com a escola. Os  sujeitos pesquisados nesse estudo qualitativo foram os familiares de alunos de  uma escola municipal na zona Oeste da cidade de São Paulo. A análise do  material obtido indicou que a participação das famílias analisadas não promove  ênfase na autonomia da gestão escolar e não aproxima as famílias do currículo  escolar, termo que desconhecem. Os modos de participação da família estão mais  voltados às estratégias que adotam para livrar seus filhos dos riscos urbanos,  sobretudo, da violência e envolvimento com o crime.  
                  
                 
                      Palavras-chave: participação da família,  relação escola-família, participação e currículo.   
                      http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11093  
                  
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                GAHNEM, Elie. Participação  popular na gestão escolar: três casos de políticas de democratização. Revista  Brasileira de Educação, São Paulo, n. 3, p. 316-323, set./dez. 1996.    
                  
                 
                      Resumo: Discutem-se neste texto as políticas  educacionais dos governos de Porto Alegre, Recife e Minas Gerais, propostas e  encaminhadas tendo em vista a democratização da gestão escolar. Foi durante o esgotamento  do regime autoritário que, retomadas as eleições diretas para governador dos  estados, algumas iniciativas relativas à participação popular na gestão das  escolas públicas começaram a surgir.  Aos  poucos, foram-se elaborando discursos e propostas de políticas educacionais nas  quais a idéia de envolvimento “da comunidade” na escola passou a assumir uma importância  crescente, consolidando-se uma compreensão de que “a educação” é uma área de  co-responsabilidade governamental e da sociedade civil. A própria Constituição,  além de consagrar a educação como direito de todos, determina-a como dever do  Estado e da família e prescreve que sua promoção e incentivo sejam feitos “com  a colaboração da sociedade”. 
                  
                  
                Palavras-chave:  participação, gestão democrática, escola pública.  
                http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde03/rbde03_05_elie_ghanem.pdf   
                  
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                GAHNEM, Elie. Educação e participação no Brasil: um  retrato aproximativo de trabalhos entre 1995 e 2003. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 161-188, jan./abr.  2004.  
                  
                  
                Resumo: Examina sessenta títulos referentes ao  tema Educação e Participação no Brasil, produzidos em universidades da Região  Sudeste. As obras foram agrupadas, segundo o enfoque, em duas dimensões: a)  participação na unidade escolar; b) gestão democrática em programas de reforma  educativa. O primeiro grupo se dedica com mais ênfase a um dos aspectos  seguintes: participação de docentes; participação da comunidade; mecanismos  formais de participação; participação de pais de alunos; participação de  alunos. As ênfases do outro grupo recaem sobre: orientação à unidade escolar;  participação de docentes; participação da comunidade; mecanismos formais de  participação. Em conclusão, aponta lacunas que poderiam ser superadas por novas  pesquisas sobre vários temas, entre eles: a relação da participação docente com  a de outros grupos, iniciativas que contem tanto com apoio dos órgãos  administrativos superiores quanto de organizações da sociedade civil;  características da atuação daqueles órgãos; experimentos que aliem mobilização  e concepções inovadoras de educação; comparações de escolas quanto à autonomia  financeira; a capacidade da categoria “pais” ter uma conduta de grupo; o  tratamento que professores dão a pais de alunos e o que estes dão aos filhos;  compartilhamento de funções entre diferentes agentes educativos; a colaboração  de pais na escola segundo a idade e renda dos alunos; comparações rigorosas  entre escolas públicas e particulares; participação de alunos segundo faixas  etárias e focos de interesse; participação em outros tipos de serviços  públicos; influência da baixa estabilidade nos cargos e das equipes nas  escolas; participação na avaliação (de projetos, de escolas e de políticas). 
                  
                  
                Palavras-chave : Participação  — Escola — Educação — Pais. 
                http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a09v30n1.pdf  
                  
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                SORDI, Maria  Regina Lemes de. Avaliação Institucional Participativa na educação básica. Dissertação de mestrado em Educação.  UNICAMP, Campinas, 2008.  
                  
                  
                Resumo: Busca-se identificar os aspectos que  influenciaram a implantação da Avaliação Institucional Participativa em uma  escola estadual do Ensino Fundamental situada na periferia da cidade de  Campinas-SP. Entende-se a Avaliação Institucional Participativa como um recurso  da gestão democrática que colabora para a superação dos problemas enfrentados  pela escola e também um potente recurso para a formação da comunidade escolar  compromissada com a melhoria da qualidade educacional. Trata-se de um estudo de  caso no qual a pesquisadora se inseriu no ambiente escolar com a função também  de apoiar a escola no desenvolvimento do processo de avaliação, mas, sobretudo,  para levar a comunidade local a assumir sua titularidade no desenho de seus  caminhos para solução de problemas da escola. Os dados foram coletados através  da observação participada, questionários, entrevistas e análise documental no  período compreendido entre outubro de 2005 e dezembro de 2006.  
                  
                  
                Palavras-chave: avaliação institucional,  participação, comunidade, gestão escolar. 
                http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000437196  
                  
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                BARROS, Crisanto  Avelino Sanches de. Conselho de escola deliberativo: desafios da democratização  da gestão da escola pública paulista. Dissertação  de mestrado em Educação. UNICAMP, Campinas, 1995.  
                  
                  
                Resumo: A finalidade deste trabalho foi a de  explicitar de que forma as entidades do Magistério Oficial do Estado de São  Paulo: APEOESP (Associação dos professores do ensino Oficial do Estado de São  Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista), UDEMO (União dos Diretores de  Escola do Magistério Oficial) e APASE (Sindicato dos Supervisores de ensino do  Magistério Oficial no Estado de São Paulo) argumentam sobre a questão da  democratização da gestão da escola pública paulista no processo de criação e  implantação do Conselho de Escola Deliberativo na rede oficial de ensino. Para  a concretização do trabalho analisamos as publicações destas entidades,  materializadas em jornais, revistas, boletins e panfletos e verificamos  distintos discursos sobre o que significa a gestão democrática da escola.  
                  
                  
                Palavras-chave:   participação, gestão escolar,conselho de escola. 
    
  http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000101375  
                  
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                BAQUERO,  Marcello. Cultura política participativa e desconsolidação democrática:  reflexões sobre o Brasil contemporâneo.  São Paulo em Perspectiva, vol.15, n. 4.  São Paulo. 2001. 
                  
                 
                      Resumo: Exame  de alguns dos fatores histórico-estruturais, cuja influência tem se mostrado  significativa na estruturação de padrões de atitudes e comportamentos de  desconfiança e desencanto da sociedade brasileira em relação às suas  instituições políticas e, principalmente, aos políticos. Os resultados do  estudo indicam que a existência de fatores dessa natureza acaba por  descaracterizar a democracia no país e permitem o surgimento de formas  antidemocráticas de governar. 
                  
                 
                      Palavras-chave: cultura política; instituições políticas; democracia.  
                      http://www.scielo.br/pdf/spp/v15n4/10376.pdf  
                  
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                  BETLINKI, Carlos.  Conselhos municipais de educação: participação e cultura. Tese de doutorado em educação.   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.  
                  
                 
                      Resumo: A  pesquisa teve como objeto de estudo os Conselhos Municipais de Educação de duas  cidades da região metropolitana de São Paulo e ancorou-se nos conceitos de  participação e cultura política para avaliar os resultados produzidos pela  implementação desses órgãos da gestão da educação municipal.   Os CME estão inseridos no cenário do sistema  educacional brasileiro como instrumentos de democratização das políticas  públicas, pois a esses espaços públicos de relação entre Estado e sociedade  civil são atribuídas as funções de controle, fiscalização e normatização,  possibilitando com isso, maior transparência e decisões colegiadas na educação  do município. O processo metodológico incluiu entrevistas aos grupos de  conselheiros, observações, análise documental e a aplicação de avaliação de  indicadores de participação na gestão educacional das cidades estudadas.  
                  
                 
                      Palavras-chave:  Conselho Municipal de Educação, participação, cultura política. 
                      http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2749  
                  
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                INNOCENTE, Maria  Ângela P. Rodella. Participação e avaliação: relações e possibilidades. Dissertação de mestrado em Educação.  UNICAMP, Campinas, 2007.  
                  
                 
                      Resumo: Essa  pesquisa tem como objetivo estudar e analisar a relação entre a participação e  avaliação, ou seja, a participação do Conselho de Escola no Projeto Pedagógico  da unidade escolar e os resultados da matrícula final – promoção, retenção,  evasão que a escola atinge. A pesquisa realizou-se no ano de 2007, em quatro  escolas públicas estaduais do município de Americana – SP, localizadas em  quatro diferentes regiões deste. Os instrumentos utilizados foram questionários,  entrevista semi-estruturada e análise documental. Participação e avaliação são  discutidas enquanto políticas em suas relações com a democratização da gestão  escolar, analisando as dificuldades e possibilidades para que se materialize,  na realidade das escolas públicas estaduais paulistas.  
                  
                 
                      Palavras-chave:  Participação, conselho de escola, Projeto pedagógico, avaliação.  
                      http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000421736  
                  
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                JACOBI, Pedro  Roberto. Estado e Educação: o desafio de ampliar a cidadania. Educar, Curitiba, n. 31 ,p. 113–127, 2008. 
                  
                 
                      Resumo: O artigo aborda o tema da participação  como um processo continuado de democratização da gestão da educação. Está  estruturado em três partes. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão sobre o  conceito de  participação em suas  diversas dimensões e possibilidades. A segunda parte enfoca os públicos  participativos no Brasil privilegiando a institucionalização das relações entre  o Estado e a sociedade civil. A terceira parte se centra nas possibilidades de  construção de espaços de inovação institucional. As experiências explicitam a  existência/inexistência de um potencial de ruptura em torno da distância quase  sempre presente entre o poder centralizado e as realidades sociais mutantes e  heterogêneas. Isto põe em evidência os limites dos mecanismos existentes  formais, verticais, corporativos e clientelistas, construídos para  permitir/impedir a participação dos cidadãos nos assuntos públicos. O principal  desafio está em fortalecer espaços deliberativos e a modernização dos  instrumentos de gestão e de articulação. 
                  
                  
                Palavras-chave: Estado,  educação, cidadania, participação. 
                http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a08.pdf  
                  
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                OLIVEIRA, Solange  de Lima. Formação para a participação: perspectivas freirianos para a educação  infantil no município de Diadema, São Paulo. Dissertação de mestrado em Educação. Pontifícia Universidade  Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.  
                  
                 
                      Resumo: Esse trabalho procura investigar a formação para a  participação no espaço da escola pública, bem como a influência do pensamento  de Paulo Freire na política curricular de Educação Infantil, no município de  Diadema, São Paulo. Entre vários pontos abordados, consideram-se importantes: o  contexto histórico da construção daquele município, construído sob importantes  lutas e conquistas sociais, o contexto educacional atual, o processo de Reorientação  Curricular da Educação Infantil em fase de sua implantação e experiência de do  Conselho Mirim como espaço criado para o exercício da participação,  implicitamente anunciada na Proposta Curricular da educação infantil de  Diadema, está sendo concretizada.  
                  
                  
                Palavras-chave: democracia, diálogo,  participação, Paulo Freire.  
                http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8266  
                  
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                GENOVEZ, Maria  Salete. Conselho de escola; espaço para o exercício da participação? Um estudo  de caso. Dissertação de mestrado em  Educação. UNICAMP, Campinas, 2007.  
                  
                 
                      Resumo: Este  trabalho tem por finalidade analisar a atuação Conselho de Escola Deliberativo.  Introduzido na rede estadual de ensino de São Paulo. O surgimento desse órgão  no meio educacional trouxe em seu interior uma proposta de gestão democrática para  as escolas que norteou o presente estudo, direcionando-o na retomada de  conceitos de democracia e participação para lhe darem suporte. 
                  
                  
                      Palavras-chave:  Conselho escolar, gestão democrática, participação. 
                      http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000065426  
                  
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                  CARLOS, Aparecida da  Graça. Grêmio estudantil e participação do estudante.  Dissertação  de mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São  Paulo, 2006.  
                  
                 
                      Resumo: O  presente estudo objetiva investigar a opinião dos estudantes-dirigentes do  grêmio estudantil sobre a participação nesta agremiação, a visão deles sobre a  finalidade do grêmio estudantil na escola e a relação dos dirigentes do grêmio  com os colegas de classe, demais alunos da escola, professores,  professor-coordenador, diretor escolar funcionários da secretária da escola e  inspetores. O estudo foi realizado por meio da   aplicação de questionários aos dirigentes dos grêmio estudantil,  criou-se uma escala de atitudes em que foi possível mensurar o grau de  relacionamento dos alunos ativistas com os demais setores da escola. O estudo  foi realizado em quatro escolas da rede estadual de educação do Estado de São  Paulo.  
                  
                 
                      Palavras-chave:  participação, grupos de pressão, semiformação, emancipação.  
                      http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1483/1/tese.pdf   
                  
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                SANTOS, Maria  Lucia S. Cordeiro. O conceito de participação da família no cenário  político-educacional em São Paulo, na década de 1990 e o olhar de pais-atores  dos movimentos populares de São Mateus. Dissertação  de mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São  Paulo, 2005. 
                  
                 
                      Resumo: A  dissertação aqui desenvolvida propõe analisar e o sentido atribuído ao conceito  de participação da família na escola nos anos 90. Para isso analisa as  políticas públicas daquela década, partindo do âmbito federal, para compreender  as medidas das esferas estaduais e municipais em São Paulo. Com o objetivo de  comparar o conceito presente nas políticas públicas com o conceito de pais de  alunos envolvidos na participação da família na escola, entrevistamos quatro  pais de alunos que atuaram de diferentes formas na política educacional no  bairro de são Mateus. O resultado dessa pesquisa busca desvelar o sentido de  participação nas políticas públicas educacionais paulistas, dos anos 90 e o  significado de participação para os pais que almejaram a melhoria da educação,  participação essa perpassada por ambiguidades e contradições.  
                  
                 
                      Palavras-chave:  Conselho de escola, participação dos pais, educação municipal, política  pública. 
                      http://www.sapientia.pucsp.br//tde_arquivos/11/TDE-2010-07-21T11:27:05Z-9571/Publico/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf  
                  
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                LUIZ,  Maria Cecília. Algumas reflexões sobre a prática da  gestão democrática na cultura e organização escolar. Revista Eletrônica de Educação, São  Carlos (SP), v. 4, n. 2, nov. 2010 
                  
                 
                   Resumo: A proposta deste artigo é refletir  sobre elementos da cultura escolar, com o objetivo de repensar alguns aspectos  inerentes à escola, sua organização e gestão. A partir de um ponto de vista  teórico, apresentamos para a discussão duas perspectivas que envolvem a esfera  macro e micro: as fragilidades que envolvem o campo da democracia e a extensão  cultural que envolve as práticas sociais, neste caso, as práticas de gestão. A  discussão proposta segue uma perspectiva dialética que busca capturar as  contradições inerentes ao campo educacional, problematizando-as, com intenção  de elucidar as tensões político-econômicas e culturais em que se constituem as  práticas educacionais. O fortalecimento da escola pública requer a criação de  uma cultura de participação para todos os seus segmentos e a melhoria das  condições efetivas para que essa participação possa vir a se efetivar. Esse é o  desafio que está posto para os educadores que acreditam na possibilidade da  criação de espaços democráticos. 
                  
                 
                  Palavras-chave: Gestão democrática,  cultura organizacional, escola pública. 
                  http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/174/100  
                  
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                RISCALl, Sandra Aparecida; GANDINI, Raquel Pereira C. Notas sobre o  conceito de participação política e sua articulação com a concepção de gestão  democrática. Revista  Eletrônica de Educação, São Carlos (SP), v. 4, n. 2, nov. 2010. 
                  
                 
                      Resumo:  O objetivo deste artigo é apresentar  uma breve discussão sobre a concepção de participação política. A partir da  introdução da concepção de gestão democrática na educação pública, passou a ser  necessário se compreender o que se entende por participação política e como  essa participação se articula com a concepção de gestão democrática.  Pretende-se apresentar algumas vertentes teóricas que teriam subsidiado a  constituição deste conceito. Trabalhamos com categorias de Max Weber e Raymundo  Faoro. O trabalho se desenvolve com o intuito de determinar em que medida, por  força do território teológico em que foi gerada, a concepção de participação,  concebida como prática política preserva relações próprias à esfera religiosa.  Pode-se concluir que a concepção ainda retém parte de seu significado medieval  e católico, que articula o desejo de pertencimento a uma comunidade eminente,  transcendente e virtuosa. Em sua forma mais moderna, a participação constitui  uma mediação entre cidadania, vontade geral e soberania popular. 
                  
                 
                      Palavras-chave: participação  política, gestão democrática, comunidade. 
                      http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/176/102  
                  
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                BARREIRO, Iraíde Marques de F.; MOURA, Gabriella G. Gestão democrática  na escola: as impressões dos participantes do programa Progestão. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos  (SP), v. 4, n. 2, nov. 2010. 
                  
                  
                Resumo: Este artigo é recorte de uma pesquisa  maior em que se analisou e avaliou o Programa de Capacitação a Distância para  Gestores Escolares (Progestão) em três escolas, que mantiveram a mesma equipe  gestora no decorrer do programa. O Progestão ofereceu formação continuada e em  serviço aos gestores escolares da rede pública por meio de modalidades  presencial e a distância. Neste artigo discute-se a concepção de gestão  democrática dos proponentes do Progestão, da equipe formadora (formadores e  multiplicadores) e dos gestores-cursistas (diretor, vice-diretor e supervisor  pedagógico). Foram analisadas três questões que aferem a compreensão do  conceito gestão democrática e como os partícipes do programa o implementaram na  escola. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, de cunho avaliativo.  Discute o perfil atribuído à gestão escolar a partir da reforma do Estado e da aprovação  da Leia de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB/96, além de apontar as  dificuldades em se promover a gestão democrática dissociada das demais práticas  escolares.  
                  
                  
                Palavras-chave: gestão, gestão democrática,  formação continuada, políticas públicas.  
                  http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/69/97  
                  
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                TEIXEIRA, Lucia Helena G. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa,  v.  34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004. 
                  
                 
                      Resumo: Este trabalho, resultado parcial de  pesquisa mais ampla sobre sistemas municipais de ensino, apresenta um estudo  sobre os conselhos municipais de educação constituídos nos nove municípios  mineiros que instalaram seus sistemas de ensino até 2000. Toma-se como  pressuposto a idéia de que os conselhos, na função de intermediação entre o  Estado e a sociedade, traduzem ideais e concepções mais amplos de educação e de  sociedade que, em cada momento histórico, influenciam a dinâmica das políticas  educacionais em pauta. Buscando elementos concretos para refletir sobre essas  questões, discute como se apresentam esses conselhos, sua composição, suas  atribuições e as possibilidades de constituírem espaços democráticos de  participação, contribuindo para a autonomia municipal na área do ensino e para  o avanço das políticas públicas na área. Com o objetivo de auxiliar a compreensão  dessa realidade, o texto traça, inicialmente, o percurso histórico da idéia de  Conselho de Educação no país, considerando o período anterior à constituição  dos sistemas federal e estaduais de educação pela Lei de Diretrizes e Bases da  Educação de 1961, o período que se seguiu a essa lei e a situação atual. 
                  
                  
                Palavras-chave: Conselho municipal de educação  – Democratização de educação – Sistema de ensino – Políticas públicas.  
                http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a09v34123.pdf  
                  
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                CARINA, Sandra  Cristina. A gestão participativa num sistema educacional público. Dissertação de mestrado em Educação.  Universidade de Campinas. Campinas. 2003 
                  
                 
                  Resumo: o presente estudo tem como tema  o Processo de Gestão Democrática do Sistema Educacional Público, implantado no  Município de Amparo, SP. Trata-se de um trabalho pesquisa-ação, fundamentada na  teoria piagetiana, teve como principal objetivo investigar as dificuldades e  contribuições na implantação de um Fórum Participativo. Os  resultados indicaram que ao participarem de forma mais efetiva do diagnóstico e  processo de resolução do sistema educativo, os integrantes do Fórum Participativo  apresentaram maior compreensão sobre a realidade educacional do município,  maior interesse de participação além de manifestar um maior comprometimento com  as decisões tomadas coletivamente.  
                  
                 
                      Palavras-chave: democracia, diálogo,  participação.  
                      http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000345969  
                  
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                CARMELLO JUNIOR,  Carlos Alberto. A democracia participativa e a efetivação dos direitos das  crianças e adolescentes. Dissertação de  mestrado em Direito. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São  Paulo, 2009.  
                  
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                  SANTOS, Ivanete  Rodrigues dos. Conselho de educação e participação na semiperiferia do sistema  mundial nos anos 1990: Brasil e Portugal. Tese  de doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São  Paulo, São Paulo, 2006.  
                  
                  
                                
                  
                  
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