Navigation Menu

Participação de Crianças e Adolescentes

A construção das políticas públicas deve contar com a participação de toda a sociedade e ser resultado de um processo que agregue as demandas da comunidade escolar, ouvindo mães, pais, estudantes, docentes, merendeiras, diretores/as e demais interessados não só que já fazem parte do cotidiano da escola, mas todos os que estiverem interessados na garantia de uma educação pública de qualidade. E é claro que as crianças e os adolescentes não podem ficar fora deste debate!

Com intuito de proporcionar a atuação de crianças e adolescentes na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, o De Olho no Plano SP realizou uma série de atividades durante o ano de 2011. Entre elas, foi elaborado um Guia de Atividades destinado às escolas.

Como preparação para uma das atividades realizadas com os estudantes, o guia foi criado com o objetivo de estimular a reflexão sobre a participação de crianças e adolescentes no espaço da escola e na cidade, com o cuidado para que a linguagem e a metodologia adotada dialoguem, de maneira criativa, com o universo infantil. (Clique aqui e veja o Guia)

O Guia de Atividades estava dividido em três eixos: O que é participação?;  Planos de Educação; e A educação que queremos para nossa escola e cidade. Dentro do eixo 3 foi realizado registro e a eleição dos representantes para o encontro. O Guia indicava a escolha de dez representantes de cada escola participante na faixa etária de 7 a 14 anos, respeitando a diversidade de gênero (cinco meninas e cinco Meninos), considerando a diversidade étnico-racial, bem como, o estímulo à participação de crianças com deficiências, quando fosse o caso.

 

Propostas

No dia oito de novembro do mesmo ano, foi realizado um encontro que reuniu ao todo 98 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade, que debateram e construíram propostas relativas à educação para serem incorporadas à discussão do Plano. Participaram crianças e adolescentes de oito escolas da cidade de São Paulo e do Instituto Paulo Montenegro (IPM).

A partir do encontro foi elaborado um documento entregue no dia seis de junho de 2012 aos vereadores que compõem a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Paulo. Ao total, participaram estudantes das oito escolas da rede municipal de ensino: Emef Fernando de Azevedo, Emef Dr. Pedro Aleixo, Emef Pedro Leite Cordeiro, Emef Armando Cridey Righetti, Escola Estadual Honório Monteiro, Emef Humberto Dantas, Ceu Caminho do Mar e Emef Lourenço Filho.

 

Confira as atividades!

Para registrar o processo de participação de crianças e adolescentes na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, o De Olho no Plano SP produziu dois vídeos sobre a construção das propostas e sobre sua entrega aos vereadores pelas crianças e adolescentes. Confira abaixo!

 

Construção das propostas

 

Entrega de propostas

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.