O portal De Olho no Plano foi criado para apoiar o processo de mobilização da sociedade civil na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo. Ele surge com o objetivo de estimular o desenvolvimento de processos participativos, além de contribuir para mobilizar e pautar o debate público sobre a importância de um  plano de educação.

Em parceria com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad), a Ação Educativa criou o site em 2009 e o reformulou para que ele possa, neste ano de 2014, contribuir ainda mais com propostas e sugestões metodológicas.

No portal, o internauta poderá conferir, também, um mapa virtual com dados recentes sobre a educação na cidade, além de artigos que compõem a publicação Educação e Desigualdades: um estudo que traça um panorama sobre a situação educacional da capital paulista na última década.

Desta forma, o De Olho no Plano vem acompanhando e divulgando uma série de atividades realizadas para a elaboração do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Entre elas, plenárias livres, plenárias por subprefeituras, encontros temáticos, atividades nas escolas, e a Conferência Municipal de Educação.

 

O portal está dividido pelas seguintes editoriais:

O Plano: apresenta informações sobre o que é um plano de educação, qual sua importância para o município  e quais os princípios que nortearam a construção do Plano na cidade de São Paulo

Processos de construção: traz o histórico do processo de elaboração do Plano de Educação da cidade de São Paulo, desde a instalação da Comissão Executiva, levantamento das propostas, realização da Conferência Municipal de Educação, até o momento atual, no qual o Plano encontra-se em tramitação na Câmara Municipal.

Participação das crianças e adolescentes: trata da participação de crianças e adolescentes em processos de incidência nas políticas públicas (conferências, fóruns, conselhos, etc), tal como na construção dos Planos de Educação. São abordados os princípios que fundamentam a participação de crianças de adolescentes, além de vídeos elaborados a partir da experiência realizada na cidade de São Paulo.

Documentos: nesta seção é possível encontrar documentos utilizados no processo de construção do Plano na cidade de São Paulo, tais como a sistematização das propostas levantadas antes da Conferência Municipal de Educação (2010), as propostas aprovadas na Conferência, cartas elaboradas pelas crianças e adolescentes ao prefeito da cidade e o Projeto de Lei  em tramitação na Câmara.

Saiba mais: aqui o leitor tem acesso a uma lista de artigos e sites de referência para subsidiar a discussão sobre educação na cidade.

Notícias: nesta seção há reportagens sobre o processo de construção do plano.

Educação e desigualdades na cidade de São Paulo: nesta seção estão disponíveis os artigos que compõem a publicação, os quais analisam dados educacionais e orçamentários, além de propostas para a educação da cidade. Aqui é possível, também, navegar por um mapa virtual com dados educacionais de todos os distritos do município.