A construção das políticas públicas deve contar com a participação de toda a sociedade e ser resultado de um processo que agregue as demandas da comunidade escolar, ouvindo mães, pais, estudantes, docentes, merendeiras, diretores/as e demais interessados não só que já fazem parte do cotidiano da escola, mas todos os que estiverem interessados na garantia de uma educação pública de qualidade. E é claro que as crianças e os adolescentes não podem ficar fora deste debate!

Com intuito de proporcionar a atuação de crianças e adolescentes na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, o De Olho no Plano SP realizou uma série de atividades durante o ano de 2011. Entre elas, foi elaborado um Guia de Atividades destinado às escolas.

Como preparação para uma das atividades realizadas com os estudantes, o guia foi criado com o objetivo de estimular a reflexão sobre a participação de crianças e adolescentes no espaço da escola e na cidade, com o cuidado para que a linguagem e a metodologia adotada dialoguem, de maneira criativa, com o universo infantil. (Clique aqui e veja o Guia)

O Guia de Atividades estava dividido em três eixos: O que é participação?;  Planos de Educação; e A educação que queremos para nossa escola e cidade. Dentro do eixo 3 foi realizado registro e a eleição dos representantes para o encontro. O Guia indicava a escolha de dez representantes de cada escola participante na faixa etária de 7 a 14 anos, respeitando a diversidade de gênero (cinco meninas e cinco Meninos), considerando a diversidade étnico-racial, bem como, o estímulo à participação de crianças com deficiências, quando fosse o caso.

 

Propostas

No dia oito de novembro do mesmo ano, foi realizado um encontro que reuniu ao todo 98 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade, que debateram e construíram propostas relativas à educação para serem incorporadas à discussão do Plano. Participaram crianças e adolescentes de oito escolas da cidade de São Paulo e do Instituto Paulo Montenegro (IPM).

A partir do encontro foi elaborado um documento entregue no dia seis de junho de 2012 aos vereadores que compõem a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Paulo. Ao total, participaram estudantes das oito escolas da rede municipal de ensino: Emef Fernando de Azevedo, Emef Dr. Pedro Aleixo, Emef Pedro Leite Cordeiro, Emef Armando Cridey Righetti, Escola Estadual Honório Monteiro, Emef Humberto Dantas, Ceu Caminho do Mar e Emef Lourenço Filho.

 

Confira as atividades!

Para registrar o processo de participação de crianças e adolescentes na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, o De Olho no Plano SP produziu dois vídeos sobre a construção das propostas e sobre sua entrega aos vereadores pelas crianças e adolescentes. Confira abaixo!

 

Construção das propostas

 

Entrega de propostas