Conferência
A Conferência de Educação da cidade de São Paulo aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho de 2010. O encontro teve como referência para a discussão o documento de sistematização (leia aqui), produto de todas as etapas anteriores de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo.
Esse documento foi discutido, aprimorado, votado e definido pela plenária. Dois anos depois, em setembro de 2012, um inquérito civil público realizado pelo Ministério Público do Estado, por meio do seu Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc), fez com que o Plano de Educação fosse finalmente encaminhado à Câmara Municipal.
PL na Câmara
O projeto de Lei 415/2012, que trata o Plano de Educação da Cidade de São Paulo, encontra-se há quase um ano na Câmara Municipal para ser aprimorado pelos vereadores. No entanto, para chegar à Câmara, em novembro de 2012, a pressão e luta de entidades da sociedade civil nos últimos anos não foram o bastante para tal proeza.
Somente depois da instauração de um inquérito civil público, em setembro de 2012, realizado pelo Ministério Público do Estado, por meio do seu Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc), fez com que o PME finalmente chegasse à Câmara Municipal.
Desde o início de 2013, diversas audiências públicas vêm chamando a população para participar o texto do projeto. O Fórum Municipal e o GT do Plano também vêm acompanhando todos os passos rumo à aprovação do projeto de Lei.