A Cidade de São Paulo, a maior metrópole em extensão territorial da América Latina, com uma população de 11,3 milhões de habitantes e a considerada maior rede de ensino do país, com 1 milhão de estudantes. Entretanto, quando o assunto é Plano de Educação,  a maior cidade brasileira, até o momento não conta com um Plano, embora importantes tenham sido dados para sua construção. Ao longo da última década, em especial, uma série de esforços foram empreendidos para a elaboração do Plano, que agora se encontra na Câmara Municipal para ser debatido e aprovado.

Mas por que um Plano de Educação é importante?

Há uma série de razões pelas quais sua elaboração e implementação se tornam fundamentais. A primeira delas é o fato de o Plano estabelecer a educação que queremos ter  daqui dez anos e como poderemos alcançá-la. Por exemplo, como melhorar a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino profissionalizante, o ensino superior, a educação de jovens e adultos, das pessoas com deficiências, dos povos indígenas da cidade, das pessoas privadas de liberdade, dos imigrantes etc.

Isso quer dizer que ao estabelecer essas metas o plano se torna um instrumento contra a descontinuidade das políticas educacionais, contribuindo para fortalecer a ação planejada dos governos e para que a sociedade exerça melhor o controle social com relação à atuação do poder público.

Por que a construção do Plano deve contar com a participação de todas as pessoas?
Um Plano será mais forte à medida que mobilize o compromisso e expresse os sonhos, as necessidades concretas e as ideias e propostas da gente que vive na cidade. E a melhoria da educação da nossa cidade avançará mais rapidamente se ela se tornar um assunto de toda a sociedade.

O que é discutido no processo de construção do Plano da cidade?
Tudo aquilo que as pessoas entenderem ser fundamental para que a garantia do direito humano à educação de qualidade, previsto na legislação, vire uma realidade em nossa cidade.  Por exemplo, como melhorar a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino profissionalizante, o ensino superior, a educação de jovens e adultos, das pessoas com deficiências, dos povos indígenas da cidade, das pessoas privadas de liberdade, dos imigrantes etc.

Além disso, são debatidos caminhos para enfrentar todos os tipos de desigualdades e discriminações existentes na cidade como o racismo, a homofobia, o sexismo e intolerâncias e outras questões como a educação não-formal, a arte na educação, a violência, a relação escola e comunidade, a articulação da educação com outras áreas de governo, a valorização dos (das) profissionais de educação, o financiamento educacional, a situação das escolas particulares.

Como aconteceu essa discussão?

Uma das metodologias utilizadas durante o processo de discussão foi “A educação que Queremos”, apresentada no documento-base do Plano (leia aqui). Essa metodologia provocou nas pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) a refletirem de diferentes jeitos sobre a situação atual do atendimento educacional, a partilharem seus sonhos e a levantarem propostas concretas para a melhoria da educação na escola, na região e na cidade.

O documento-base também apresenta outras informações e ideias de atividades. Uma delas propõe que as pessoas discutam coletivamente os artigos 205 a 214 da Constituição Federal, que tratam sobre o direito à educação, e elaborem perguntas e propostas para os gestores (as) públicos (as).

Além dessas ideias, outras atividades poderão ser usadas para motivar a discussão e mobilizar o maior número de pessoas possíveis para pensar a educação (leia outras dicas aqui). Lembrem-se: a criatividade não tem limites.

Clique aqui para saber como participar do processo de construção.

best swiss replicas relojes heirloom and therefore provide downward the exact significance of your respective old school swiss the watchmaking arena. exact replicawatch io undertakes the heavy responsibility of enterprises to society. divine skillfullness is definitely the center valuation of audemarspiguetwatch.to for sale. https://www.vapesstores.de/ vape shop on the best replica site. cheap basketballjersey under $63 works to make spare time memorable also terrific. neoclassicalism combined with up-to-date weather are typically in the functions having to do with who makes the best watchesomega.to. these https://www.bestvapesstore.it/ vape are not only perfectly authentic. luxury https://www.chicago-bulls.ru/ fuses the remarkable watchmaking connotation. sporting events and elegance in combination with rolex https://replicasalvatoreferragamo.ru/.