Posted by on ago 12, 2013 in | 0 comments

 O Encontro de Crianças e Adolescentes sobre o Plano de Educação de São Paulo, que aconteceu no dia 8 de novembro de 2011, no Centro Cultural São Paulo, integra as ações do projeto Participação de Crianças e Adolescentes na construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo (149/2010/SMSP), desenvolvido pela Ação Educativa, graças ao apoio do Fumcad.

O Encontro envolveu a participação direta de 94 crianças e adolescentes, oriundas de escolas públicas de São Paulo. Foram nove grupos de crianças e adolescentes, constituídos por 10 representantes cada, vinculados diretamente a oito escolas públicas, além de um grupo que formado por crianças representantes de diferentes escolas públicas que integraram atividades realizadas pelo Instituto Paulo Montenegro, instituição de cunho social associada ao IBOPE.

Encontro de Crianças e Adolescentes sobre o Plano de Educação da Cidade de São Paulo Cada grupo veio acompanhado de um ou dois profissionais de educação ou representantes do conselho escolar, que assumiram a responsabilidade pelas crianças e adolescentes junto a suas famílias. Também participaram 13 educadores das atividades.

O encontro foi antecedido por atividades preparatórias realizadas pelas escolas, a partir do guia de atividades proposto pela Ação Educativa (Documento 2). O guia deu base para o desenvolvimento de atividades educativas sobre 1) O que é participação? Para que serve?; 2) Planos de Educação; 3) A educação que queremos na nossa cidade.

As escolas foram orientadas a organizar o material resultante das discussões, como desenhos, pinturas, colagens, músicas, textos etc.

Nos meses que antecederam o Encontro, a Ação Educativa realizou reuniões com a equipe do Centro Cultura São Paulo, visando à adequação do espaço para a realização das atividades.

O encontro aconteceu no Teatro Arena Adoniram Barbosa, e os trabalhos em grupo ocorreram em rodas de conversas dispostas nas áreas internas contíguas ao teatro.

Ainda foi adaptado um espaço para o refeitório das crianças, adolescentes e educadores, organização que foi assumida por buffet contratado para tal finalidade, que forneceu os lanches, sucos, frutas e bolos na parte da manhã e da tarde e o almoço a todos os participantes.

Além disso, foram contratadas nove vans (transportes), que foram responsáveis pelo deslocamento de ida e volta das crianças, adolescentes e educadores de suas escolas ao Centro Cultural São Paulo. Durante o trajeto, tanto na ida como na volta, foi distribuído um kit lanche, composto por uma fruta, um suco de caixinha e um sanduíche. Na volta às escolas, as crianças, adolescentes e educadores receberam o kit lanche novamente e um kit de presentes educativos, fornecidos pelo escritório do Unicef.

A realização do Encontro contou com o apoio de uma equipe de educadoras e educadores, compostas por integrantes das equipes técnicas de Ação Educativa, Viração, Cieds e jovens vinculados aos projetos de instituições. Ao todo, foram oito jovens que apoiaram a realização do encontro e o desenvolvimento de atividades preparatórias nas escolas.

 

Encontro de Crianças e Adolescentes sobre o Plano de Educação da Cidade de São Paulo – Apresentações

Clique aqui para baixar os slides da Apresentação do Encontro de Crianças e Adolescentes sobre o Plano de Educação da Cidade de São Paulo.

Clique aqui e baixe o ppt apresentado no final do evento do dia 08 de outubro de 2011, indicando quais seriam os próximos passos pós-encontro.

Clique aqui para baixar a carta feita pelas crianças e adolescentes para o prefeito.

Veja também o álbum de fotos sobre do Encontro Crianças e Adolescentes.