Posted by on ago 12, 2013 in | 0 comments

Para construir o processo e desenvolvimento de participação, em agosto de 2008, após uma série de iniciativas frustradas e inúmeras pressões por parte da sociedade civil realizadas em 2007. A cidade de São Paulo convocou formalmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME) uma audiência pública para a construção do Plano de Educação da cidade.

Para atender as reivindicações defendidas por diferentes organizações, foi construída uma comissão organizadora formada por todas as entendidas participantes na audiência pública fundadora do processo. Na ocasião, também foi eleita uma Comissão Executiva (veja lista aqui) composta por representantes de sete segmentos sociais: poder público, sindicatos, fóruns e movimentos sociais, universidades, estudantes, familiares e iniciativa privada.

A Comissão Executiva nasce, então, com o propósito de reivindicar a continuidade do processo participativo, além de solicitar a criação de um Fórum de Educação na cidade de São Paulo.

Em 2010, a comissão organizou as plenárias, sistematizou os resultados e acompanhou o processo de construção do Plano em suas quatro etapas: Etapa 1 (escolas e comunidades); Etapa 2: plenárias nas subprefeituras; Etapa 3 (municipal): Conferência de Educação da Cidade de São Paulo – em 18 (abertura), 19 e 20 de junho de 2010; e 4) Produção de um documento de sistematização do Plano.