:: Agenda

 

São quatro as etapas de construção do Plano:

 

Etapa 1 (escolas e comunidades) – até 19 de abril de 2010:

 

a) discussões em todas as escolas, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade local;

 

b) plenárias livres com um mínimo de dez representantes da comunidade sobre temas  relacionados à agenda educacional.

 

As escolas deverão ordenar suas propostas por critério de prioridade, garantindo um total mínimo de dez prioridades como objeto de discussão.

 

Essa etapa não definirá representação para a etapa seguinte.

Etapa 2: plenárias nas subprefeituras (31) – até 22 de maio de 2010:

 

Esta etapa será desenvolvida por meio de plenárias por subprefeituras (31 no total); serão definidas prioridades e encaminhadas propostas gerais para o Plano da Cidade. Nessa etapa, serão também eleitos os delegados para a etapa seguinte, a Conferência. Veja os locais e horários das plenárias aqui.

 

Até o dia 22 de maio, também continua garantida a possibilidade de realização de plenárias livres protagonizadas por um mínimo de representantes da comunidade por microrregião ou distrito, sobre temas relacionados à agenda educacional. Nas plenárias livres não serão eleitos delegados para a etapa seguinte.

 

Também está prevista até 22 de maio a realização de encontros temáticos, com a participação de, no mínimo, 80 pessoas. Esses encontros poderão ser realizados por movimentos ou fóruns, visando a contemplar temas estratégicos não abordados até esta etapa. Os Encontros Temáticos também elegerão delegadas/os (1 a cada 40 participantes) para a etapa municipal. Acompanhe aqui os detalhes sobre os encontros.

 

Etapa 3 (municipal): Conferência de Educação da Cidade de São Paulo – em 18 (abertura), 19 e 20 de junho de 2010:

 

A Conferência terá como referência para a discussão o documento de sistematização, produto de todas as etapas anteriores de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Este documento deverá ser discutido, aprimorado, votado e definido pela plenária. Além do Plano de Educação da Cidade de São Paulo, a ser encaminhado à Câmara Municipal e à Assembleia Legislativa do Estado, será gerado um documento com toda a memória do processo, que não será submetido à Plenária da Conferência, mas poderá ser disponibilizado em site e devolvido para as escolas para possíveis ajustes.

 

 

E depois, o que as escolas e a população farão com o Plano?

 

O documento será encaminhado às escolas e a todas as pessoas que participaram do processo. Também estará disponível no site http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br. Mas para que o documento “ganhe força e vida”, é fundamental que ele seja discutido e assumido pelas escolas, instituições e grupos que participaram de sua construção e por outras pessoas que vão chegar depois e que também atuarão pela sua concretização.