:: Notícias

 

Imigrantes discutem propostas para plano de educação de São Paulo

 

A população imigrante da cidade de São Paulo realizou no dia 18 de abril o segundo encontro para discutir propostas para a construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo.


O evento aconteceu no Centro de Apoio ao Imigrante (CAMI), localizado no bairro do Pari, e deu continuidade aos debates realizados no primeiro encontro, que ocorreu no dia 28 de fevereiro, na sede da Ação Educativa. Os dois eventos foram organizados pelo CAMI, Ação Educativa e GT Educação do Movimento Nossa São Paulo.


Participaram do encontro de abril cerca de cinquenta pessoas de origem boliviana, peruana, paraguaia e equatoriana. A atividade teve início às 14h e contou com a participação de pessoas que participaram do primeiro encontro e de outros que se envolveram na discussão posteriormente. Para iniciar o debate, foram retomados os objetivos da plenária, o sentido do Plano de Educação da Cidade de São Paulo e as expectativas referentes à conquista de direitos educativos para imigrantes que residem na cidade.


As dificuldades de acesso à educação, a discriminação cotidiana contra crianças, adolescentes, jovens e adultos imigrantes nas creches e escolas (o que leva muitos a abandonarem a escola) e as limitações da formação de profissionais de educação com relação ao idioma espanhol e às especificidades culturais de cada povo foram os principais problemas abordados. Em breve, será publicado neste site o relatório do evento.