:: Notícias

 

Última semana para participar da construção do plano de educação de São Paulo

 

Até 22 de maio, qualquer grupo de pelo menos dez pessoas pode realizar uma plenária livre; nessa data também se encerram os encontros temáticos e as plenárias nas subprefeituras

 

18 de maio de 2010

 

A segunda etapa do processo de construção coletiva do Plano de Educação da cidade de São Paulo já mobilizou mais de 2.500 pessoas nas vinte subprefeituras que já realizaram suas plenárias. Essa etapa – em que se realizam também encontros temáticos e plenárias livres – se encerra no próximo sábado, 22 de maio.

 

Todas as sugestões debatidas nos encontros serão encaminhadas à Comissão Organizadora do plano, que sistematizará as propostas. O documento final será discutido e aprovado na Conferência Municipal de Educação, que acontece de 18 a 20 de junho, para então ser submetido pelo poder executivo à Câmara Municipal.

 

Um balanço parcial indica que foram realizadas cerca de 2.500 atividades na primeira etapa do plano, em que aconteceram atividades nas escolas e plenárias livres, desde março.

 

Delegados
Participarão da Conferência delegados eleitos na segunda etapa, em encontros temáticos (1 a cada 40 participantes) e nas plenárias por subprefeituras.

 


A eleição é proporcional a cada segmento: trabalhadores da educação básica (49%); trabalhadores da rede estadual e privada (13%); professores da rede municipal (18%); gestores da rede municipal (9%); funcionários de apoio da rede municipal (9%); fóruns e movimentos sociais (13%); estudantes e juventude (18%); familiares (8%); setor privado (3%); cidadãos (1%); poder público (6%); universidades e institutos de pesquisa (2%).

 


Subprefeituras
Já foram realizadas 20 das 31 plenárias em cada uma das subprefeituras. Nesta semana estão agendadas as plenárias em Itaim Paulista, Penha (18), Cidade Ademar (19), Mooca, Santo Amaro (20), Itaquera (21 e 22), Butantã, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, M’Boi Mirim, Pirituba (22). Veja detalhes de local e horário aqui.

 


A média de participação nas plenárias tem sido de 120 pessoas. A plenária de Jaçanã/Tremembé, realizada no último dia 17, por exemplo, teve mais de 220 pessoas presentes. “Ficamos muito surpresos com a quantidade de estudantes do ensino médio que estavam participando. O número de propostas está crescendo e se diversificando”, conta Denise Paccini, da Secretaria Municipal de Educação.   

 


Encontros temáticos
Até o dia 22, acontece ainda uma série de encontros temáticos. Qualquer pessoa pode participar e apresentar sugestões para a educação da nossa cidade.  Estão programados encontros para debater o currículo nas séries finais do ensino fundamental (18), a avaliação de sistemas (19), Educação e Cultura (21), o ensino médio na cidade de São Paulo (21), educação étnico-racial (22) e um encontro da comunidade surda de São Paulo (22). Veja mais detalhes aqui.