:: Notícias

 

 

Crianças e adolescentes vão discutir Plano de Educação da Cidade de São Paulo

 

O encontro, marcado para o dia 8 de novembro, deve ser um espaço para ouvir crianças e adolescentes no tocante à política de Educação da cidade.

 

De olho no Plano
25 de outubro de 2011


No dia 8 de novembro será realizado o Encontro de Crianças e Adolescentes para discutir o Plano de Educação da Cidade de São Paulo. A iniciativa integra o projeto apoiado pelo (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e será realizado no Centro Cultural São Paulo. O encontro deve reunir em torno de 100 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade de dez escolas da cidade de São Paulo. A definição das escolas participantes foi realizada numa parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos (Clique aqui matéria sobre o tema).

O objetivo do encontro é envolver crianças e adolescentes da cidade no debate sobre o Plano de Educação de São Paulo, “consolidando a proposta já prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente de garantir a participação efetiva de crianças e adolescentes na discussão e planejamento das políticas públicas destinadas a eles”, explica Denise Carreira, coordenadora do Programa de Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa.


Como parte do trabalho para adensar conhecimentos e referências sobre a participação de crianças e adolescentes foi realizado no primeiro semestre de 2011 uma oficina com especialistas e ativistas do campo dos direitos das crianças e dos adolescentes. No evento pudemos conhecer e discutir experiências como o Orçamento Participativo Criança, o Movimento dos Adolescentes do Brasil, as Conferências Lúdicas, entre outras”, conta Carreira (Clique aqui para ler sobre o tema).


Além disso, no dia 14 de outubro, foi realizada uma atividade com educadores e jovens do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), da Viração e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) com o objetivo de planejar as atividades preparatórias desenvolvidas nas dez escolas participantes do encontro do dia 8 de novembro.


Como resultado do Encontro será elaborado um documento – em papel e vídeo – com a apreciação das crianças sobre a educação na cidade. Uma comissão será escolhida no Encontro para ficar responsável pela entrega desse documento aos vereadores da cidade. O documento também será anexado à proposta de Plano de Educação de São Paulo, a ser encaminhado para aprovação na Câmara.