:: Dicas de atividades

 

O que vivemos: qual a educação que temos hoje (diagnóstico)?

 

Vamos debater sobre qual a situação da educação de nossa escola, comunidade, região e cidade. O ideal é que, para a discussão, se possível, sejam considerados também os dados apresentados anteriormente no diagnóstico da educação na cidade de São Paulo (leia mais na seção A Educação em São Paulo, neste site).

 

Mas quem quiser pode fazer a discussão somente a partir da própria realidade vivida e de outras informações que conhece como, por exemplo, a partir de um levantamento de demanda por educação na escola ou comunidade, o chamado, mini-censo de demanda.

 

 

Na discussão, vocês podem observar alguns indicadores (mas não necessariamente se restringir a eles). Na sua escola/creche/universidade, comunidade ou região, como anda...

 

• a igualdade de acesso a vagas, a permanência, a aprendizagem e a qualidade da educação?
• a infra-estrutura (prédio, equipamentos, acessibilidade a pessoas com deficiências etc)?
• o material didático-pedagógico (livros, bibliotecas, cadernos etc)?
• a alimentação/ merenda escolar?
• o transporte escolar?
• a formação, as condições de trabalho e de valorização dos/das profissionais de educação?
• o número de estudantes por turma/educador?
• tempo da jornada escolar (parcial, integral, noturna)?
• o enfrentamento das discriminações, do racismo e desigualdades e a valorização da diversidade?
• a existência de projeto político-pedagógico?
• a avaliação de aprendizagem e o acompanhamento do desempenho, evasão e reprovação dos alunos e alunas?
• inclusão de pessoas com deficiências e condições de acessibilidade?
• a participação da comunidade na unidade educacional (creches, escolas, universidades etc) e existência de Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis?
• outros?

voltar