:: Notícias

 

 

Metodologia com participação de crianças e adolescentes é desenvolvida em SP

 

A proposta foi construir uma metodologia que possa ser também experimentada por outros municípios, com participação de crianças e adolescentes na construção dos planos de educação.

 

De olho no Plano
28 de novembro de 2011

 

Envolver crianças e adolescentes no processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Esse foi um dos objetivos do Encontro com Crianças e Adolescentes realizado em São Paulo, no dia 8 de novembro. O encontro reuniu ao todo 98 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade, que debateram e construíram propostas relativas à educação que deverão ser incorporadas à discussão do Plano.

 

Participaram crianças e adolescentes de oito escolas da cidade de São Paulo e do Instituto Paulo Montenegro (IPM). A definição das escolas participantes foi realizada numa parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos (Clique aqui matéria sobre o tema).

 

O encontro vem sendo preparado desde o primeiro semestre de 2011 e a iniciativa integra o projeto apoiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) que prevê a construção de uma metodologia que envolva as crianças e adolescentes nos processos de discussão das políticas públicas.

 

“Além de a experiência do desenvolvimento dessa metodologia, a ideia é que ela possa inspirar outros municípios. A metodologia construída está sendo sistematizada e será disponibilizada para incentivar que outras regiões façam processo participativo com crianças e adolescentes”, explica Denise Carreira, coordenadora de Educação da Ação Educativa.

 

Do encontro foi elaborado um documento que deverá ser entregue aos vereadores que compõem a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Paulo. O documento final será entregue pelas próprias crianças aos vereadores, sendo a entrega prevista para ser realizada em 2012.

 

“A ideia é que as crianças fizessem a entrega ainda este ano, mas devido dificuldades de conciliar a agenda da Comissão de Educação com o calendário escolar, vamos deixar para 2012”, diz Denise. Antes da entrega do material final (relatório e vídeo) serão realizadas atividades com as crianças nas oito escolas e no IPM para dar uma devolutiva sobre do que foi discutido e produzido.

 

Eventos anteriores

 

Como parte do trabalho para adensar conhecimentos e referências sobre a participação de crianças e adolescentes foi realizado no primeiro semestre de 2011 uma oficina com especialistas e ativistas do campo dos direitos das crianças e dos adolescentes. No evento foram apresentadas e discutidas experiências como a do Orçamento Participativo Criança, do Movimento dos Adolescentes do Brasil, e das Conferências Lúdicas (Clique aqui para ler sobre o tema).

 

Além disso, no dia 14 de outubro, foi realizada uma atividade com educadores e jovens do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), da Viração e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) com o objetivo de planejar as atividades preparatórias desenvolvidas nas dez escolas participantes do encontro do dia 8 de novembro.

 

Escolas participantes

Emef Fernando de Azevedo
Emef Dr. Pedro Aleixo
Emef Pedro Leite Cordeiro
Emef Armando Cridey Righetti
Escola Estadual Honório Monteiro
Emef Humberto Dantas
Ceu Caminho do Mar
Emef Lourenço Filho