:: Crianças, adolescentes e juventude na Roda

 

Artigo: A participação infantil no contexto da construção social da infância
09 de março de 2011 - Sabrina da Costa Dias, professora de educação infantil da rede particular de ensino de São Paulo, enviou este texto ao De Olho no Plano.

 

Manuel Sarmento: “Estamos longe de garantir o direito à participação das crianças”
04 de março de 2011 - O sociólogo português traça um panorama da questão e critica a falsa participação. “As formas de imitação [do adulto] e de manipulação das crianças são inaceitáveis. A participação tem que ser sempre interpretada como uma ação influente, com impacto no coletivo”
Leia mais

 

Crianças devem ser consideradas como atores em tomadas de decisão, diz pesquisadora
01 de fevereiro de 2011 - Em entrevista ao De Olho no Plano, a pesquisadora Nara Menezes (Fundação Abrinq - Save The Children) fala sobre a importância de se desenvolver metodologias capazes de promover a participação de crianças em processos de consulta e de monitoramento de políticas públicas.

 

O Ensino Médio no Plano Municipal de Educação de São Paulo
31 de maio de 2010 - Estudantes e ex-estudantes, professores, educadores e coordenadores de projetos educativos e sociais reuniram-se na última sexta, dia 21 de maio, na Ação Educativa, para elaborar propostas para a garantia de acesso e permanência no Ensino Médio e qualidade da educação.

 

 

"É muito importante que a gente, pessoas pequenas, possa fazer a diferença"

 

Depoimento de Érica Cristina, delegada da Capela do Socorro, 12 anos, durante a Conferência de Educação da Cidade de São Paulo (junho de 2010)